Gaste mais calorias com atividades físicas nos dias frios

Treinar no inverno é extremamente positivo para quem está em busca de objetivos como perda de peso, ganho de condicionamento físico e melhora de desempenho em atividades como a corrida e o ciclismo.

O clima mais frio pode até trazer um pouco de preguiça e desânimo, mas a boa notícia é que, se você conseguir superar este estado de espírito e mantiver a prática das atividades físicas, os benefícios serão incríveis para a sua saúde física e mental!

Por isso, antes de qualquer coisa, não desista da academia, do Pilates ou das atividades aeróbicas no inverno. Saia debaixo das cobertas e siga o plano!

Benefícios de praticar atividades físicas no inverno!

Continuar com a prática esportiva no inverno garante bem-estar, saúde e disposição. Além disso, ao superar o desafio das baixas temperaturas e seguir para os treinos, você terá mais prazer e felicidade.

Vários estudos já comprovaram que fazer atividades físicas nos dias frios gasta mais calorias. Essa é uma das melhores épocas do ano para que pessoas com sobrepeso iniciem exercícios físicos, pois os resultados da perda de peso serão intensificados, aumentando também a motivação e o gosto pelas modalidades em pessoas que, até então, eram sedentárias.

O frio é um importante aliado para a queima calórica. Com as temperaturas mais amenas, o corpo precisa fazer um esforço maior para ficar aquecido. Por isso, o metabolismo fica naturalmente mais acelerado e o gasto calórico com os exercícios físicos pode ser até 30% maior.

Sendo assim, se neste inverno você conseguir praticar Pilates e outros exercícios físicos diariamente e mantiver uma dieta balanceada e sem exageros, é provável que, até a chegada do verão, você esteja com um corpo mais enxuto, definido e fortalecido, com uma redução significativa da gordura corporal.

Que tal começar agora mesmo? Conheça a HT Pilates e aproveite a chance de manter sua saúde em dia e seu peso controlado durante os meses mais frios do ano!

4 motivos para fazer Pilates no inverno

Você precisa de um motivo para começar a fazer Pilates no inverno? Pois bem, neste artigo, vamos te apresentar 4 razões pelas quais você deve iniciar a prática de Pilates ainda nesta temporada de baixas temperaturas! Confira!

Os 4 principais benefícios do Pilates no inverno!

O Pilates é uma atividade praticada indoor, ou seja, você pode participar das aulas em um ambiente agradável, climatizado e especialmente preparado para o seu conforto e bem-estar. Além disso, o método ajuda a perder peso, traz mais equilíbrio mental, tonifica os músculos, melhora a postura e o condicionamento físico geral.

Mas estes não são os principais benefícios do Pilates no inverno. O método é ainda muito mais completo e positivo para a sua qualidade de vida e saúde!

Veja os 4 motivos para iniciar a prática do Pilates na estação mais fria do ano!

1 – O Pilates garante disposição, energia e bem-estar mental – O inverno é um período do ano no qual a ausência do sol e as baixas temperaturas tendem a fazer com que as pessoas fiquem menos dispostas, com baixo nível de energia e muito mais preguiça. O Pilates é uma modalidade que ajuda a driblar todos estes efeitos negativos e permite que você aproveite apenas o melhor dos dias de inverno, com muita disposição, alegria e bem-estar.

O método foi criado pelo alemão Joseph Pilates nos primórdios de 1900 e se consagrou como uma das atividades físicas mais completas do mundo, com exercícios diversificados, feitos no sistema solo ou em equipamentos. Qualquer pessoa pode praticar Pilates.

2 – Você gasta mais calorias ao se exercitar no inverno – Se você precisa perder uns quilinhos extras, saiba que o inverno é o momento certo para isso. Ao praticar uma modalidade esportiva em baixas temperaturas, é possível queimar até 30% mais calorias do que no verão. Com um gasto calórico maior, você vai conseguir alcançar sua meta de perda de peso mais rapidamente.

3 – O Pilates fortalece seu sistema imunológico – A prática rotineira de Pilates no inverno vai fortalecer sua imunidade e prevenir resfriados e doenças respiratórias. Além disso, o bem-estar promovido pela modalidade também vai beneficiar diretamente sua saúde mental, evitando quadros de ansiedade, estresse e, até mesmo, depressão. Você vai perceber que seu humor vai melhorar muito com o Pilates.

4 – Evite colocar seus resultados em risco – Se você parar de praticar exercícios durante o inverno, certamente, vai colocar em risco todos os bons resultados que alcançou durante o verão. Apenas 10 dias de sedentarismo no inverno já são suficientes para perder massa muscular e condicionamento físico, e você ainda pode ganhar peso. Praticar Pilates no inverno trará diversos benefícios físicos, motores e psicológicos. Experimente!

Coloque mais energia e luz nos dias frios e cinzas do inverno. Venha para a HT Pilates e faça uma aula experimental gratuita!

Fica mais indisposto no inverno? O Pilates pode te ajudar!

As temperaturas baixas do inverno são um convite para ficar em casa embaixo da coberta, não é mesmo? Mas lembre-se que, para o bem da sua saúde, é fundamental manter o corpo ativo também nos meses frios do ano.

Se você é daqueles que ficam indispostos no inverno e têm dificuldades para manter uma rotina de atividades físicas, saiba que o Pilates pode te ajudar!

Os benefícios do Pilates no inverno!

A prática de atividades físicas no clima mais frio ajuda a melhorar a imunidade do organismo, previne doenças, eleva a resistência física e ainda acentua a perda de peso, pois o corpo tende a queimar mais calorias no inverno para ficar aquecido. O Pilates vai manter seu alongamento em dia, vai aprimorar seu condicionamento físico, melhorar o seu sono e garantir mais energia.

Espante a preguiça e tenha mais disposição no inverno com Pilates!

Praticar Pilates no inverno é a melhor forma de garantir a saúde dos músculos e articulações, evitar dores no corpo e controlar o peso corporal. Ao fazer o Pilates três vezes por semana, você vai conquistar diversos benefícios, como:

  • A tonificação de pernas, membros superiores e abdômen;
  • Mais disposição para o dia a dia;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Prevenção de doenças respiratórias;
  • Relaxamento muscular;
  • Mais condicionamento físico e flexibilidade;
  • Fortalecimento ósseo;
  • Alinhamento postural;
  • Mais concentração;
  • Mais sensação de bem-estar.

Vale lembrar que o Pilates é um método democrático, que pode ser praticado por pessoas de todas as faixas etárias e em diversas condições físicas.

Comece a praticar Pilates no inverno!

Se você está sedentário e precisa de uma atividade física de baixo impacto, agradável, que possa ser praticada em ambiente interno e que promova saúde, qualidade de vida e condicionamento físico, conheça o Pilates! Agende uma aula experimental gratuita na HT Pilates e mantenha-se disposto, aquecido e saudável!

Gosta de corrida? Evite lesões no inverno com o Pilates!

O número de praticantes de corridas vem crescendo a cada ano no Brasil, com grupos amadores, corredores de provas de rua e participantes de maratonas e meia-maratonas em diversas cidades e capitais. A corrida melhora a saúde cardiovascular, promove emagrecimento, fortalece articulações e músculos e aumenta os níveis de bem-estar e de felicidade.

Se você é adepto da corrida e quer manter o seu desempenho durante os meses mais frios do ano, confira algumas dicas importantes!

Pilates e corrida, uma combinação perfeita!

Para a obtenção de todos os benefícios promovidos pela corrida, os corredores precisam estar com um bom condicionamento físico e com os músculos fortalecidos. No inverno, os cuidados com a preparação física devem ser ainda mais intensos entre os praticantes de corridas, já que as temperaturas mais baixas aumentam o nível de rigidez do corpo e reduzem o fluxo de sangue nos músculos, o que pode elevar os riscos de lesões, estiramentos e distensões musculares.

A prática do Pilates é ideal para os corredores que desejam evitar lesões no inverno, pois o método trabalha a musculatura das costas, coxas, panturrilhas, região lombar e de outras áreas importantes para o desempenho dos corredores.

Tenha um inverno ativo e saudável!

Para passar pelo inverno de forma ativa, com as corridas semanais, inclua o Pilates em sua rotina. O método vai te ajudar a ter mais energia, condicionamento físico, estabilidade no tronco, alongamento e fortalecimento muscular.

Além disso, os exercícios de Pilates vão contribuir diretamente para aprimorar a sua performance durante a corrida. A prática também vai corrigir desalinhamentos corporais e vai evitar dores nas costas e rupturas de ligamentos.

Os exercícios são ótimos para quem precisa de força e flexibilidade para ter um desempenho aprimorado durante as provas. Agende uma aula experimental na HT Pilates e conheça todos os benefícios deste método de treinamento completo e que fortalece músculos importantes para a corrida, como adutores, glúteos, abdutores e panturrilhas.

Controle a respiração e aumente o relaxamento muscular durante o Pilates

Respiração é vida! Por isso mesmo, o ato de respirar adequadamente é muito importante em diversos momentos, principalmente durante a prática de atividades físicas como o Pilates. O controle da respiração aumenta o relaxamento muscular e a concentração, traz mais bem-estar, alivia a tensão e o estresse e melhora a consciência corporal.

O próprio criador do método Pilates, Joseph Pilates, afirmava que dominar a arte da respiração é fundamental para a nossa vida. A respiração faz a oxigenação do organismo, eleva os níveis de energia, reduz a sensação de ansiedade e promove um profundo relaxamento. Respirar da forma correta também ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Saiba como respirar durante as aulas de Pilates

Durante as aulas de Pilates, os próprios instrutores orientam os alunos sobre a melhor maneira de respirar. O ideal é que o aluno mantenha uma respiração controlada, profunda, contínua e lenta, com a inspiração e a expiração do ar.

A inspiração precisa ser feita pelo nariz, mantendo o abdômen contraído. Já a expiração deve ser realizada pela boca. Essa respiração ajuda a estabilizar a coluna, oxigenar o sangue e revigorar o organismo. 

Além disso, a respiração ritmada também minimiza a produção do hormônio cortisol, que, em altas concentrações, pode estressar o organismo e aumentar o nível da pressão arterial. O Pilates ajuda a reduzir o nível de cortisol e, com isso, melhora o bem-estar, promove equilíbrio físico e mental e garante mais qualidade de vida.

A respiração deve ser executada corretamente em cada movimento e postura do Pilates. O controle dos ciclos respiratórios traz mais concentração e atenção aos alunos, além de potencializar os efeitos positivos dos exercícios.

Com a respiração controlada no Pilates, você vai ter mais vitalidade, energia e disposição. Converse com o seu instrutor na HT Pilates e saiba mais sobre os benefícios da respiração!

Dica de alimentação – Sopas e caldos nutritivos para o inverno!

O inverno é o momento ideal do ano para investir em alimentos nutritivos, que aquecem o corpo e trazem uma gostosa sensação de aconchego. As sopas e os caldos, por exemplo, são sucessos absolutos nas preparações culinárias dos meses mais frios do ano.

Além de serem opções saudáveis, estes alimentos contribuem para o fortalecimento da imunidade e, por isso, ajudam a prevenir doenças típicas do inverno, como alergias, sinusites, gripes e resfriados. Para isso, as receitas devem ser feitas com alimentos nutritivos, como abóbora japonesa, feijão, espinafre, couve, entre outras opções.

Veja algumas dicas da equipe da HT Pilates para preparar deliciosos caldos e sopas para a sua família!

Sopa de Abóbora

A abóbora é uma importante fonte de vitamina A, vitamina C, potássio, cálcio, antioxidantes, entre outros nutrientes. Para o preparo, utilize abóbora, salsão, sálvia, azeite, cebola, caldo de legumes, sal e pimenta do reino a gosto. Asse os legumes e reserve, refogue a cebola no azeite e coloque o salsão. Em seguida, junte os legumes assados e o caldo de legumes e deixe cozinhar por 20 minutos.

Caldo de Feijão

O caldinho de feijão é um clássico do inverno. O grão é rico em zinco e melhora as defesas do organismo. Para fazer o caldo, cozinhe o feijão na panela de pressão com folhas de louro. Com os grãos cozidos, retire o louro e bata o feijão no liquidificador. Em seguida, leve este caldo ao fogo. Refogue alho e cebola no azeite, junte salsinha, tomates picados e o caldo de feijão. Deixe ferver por cerca de cinco minutos e pronto!

Sopa de Batata-Doce e Gengibre

Tanto a batata-doce quanto o gengibre são alimentos ricos em nutrientes. A batata-doce é um carboidrato complexo, fonte de vitamina A e vitamina C. O gengibre é um potente antioxidante e anti-inflamatório.

Para preparar a sopa, cozinhe a batata, bata os legumes no liquidificador até obter um creme homogêneo. Refogue cebola, alho e gengibre. Adicione o creme de batata-doce e cozinhe até ferver. 

Aproveite essas receitas super saborosas e nutritivas e tenha um inverno feliz e saudável!

Como o Pilates ajuda a prevenir gripes e resfriados?

Basta que as temperaturas baixem para que os resfriados e as gripes comecem a atrapalhar a rotina de muitos brasileiros. Sintomas como coriza, dor de garganta, fadiga, dores no corpo, tosse e congestão nasal são característicos dessas doenças e têm um impacto negativo no bem-estar da população.

Apesar do aumento nos casos de gripes e resfriados nesta época do ano, é possível prevenir as doenças com comportamentos simples, como a manutenção de uma rotina de alimentação saudável, a hidratação do corpo e a prática de exercícios físicos, além, é claro, de tomar a vacina contra a gripe.

O Pilates é uma modalidade que contribui muito para prevenir as doenças típicas do inverno. O método, quando praticado de forma regular, ajuda a melhorar a imunidade e contribui para que o organismo se recupere de forma mais rápida quando a gripe e o resfriado chegam. Basta ter disposição para continuar com a prática do Pilates para que as limitações respiratórias sejam superadas!

Entenda os benefícios da atividade física para a recuperação de gripes e resfriados!

Um estudo realizado pela American College of Sports Medicine, localizada em Indianápolis, nos Estados Unidos, mostrou que a prática de exercícios físicos moderados é benéfica para a recuperação de quadros de doenças virais, como o resfriado, por exemplo. Durante a realização dos exercícios, o organismo começa a produzir substâncias que aliviam os sintomas incômodos da doença e que aceleram a recuperação da saúde.

O Pilates, como é uma modalidade que aumenta a resistência física e mental e que melhora a capacidade respiratória, pode ser praticado mesmo quando as pessoas estão resfriadas. Já no caso de gripes fortes, com sintomas acentuados, febre e fadiga extrema, a recomendação é de repouso, para que o corpo possa se recuperar completamente.

Como potencializar os cuidados com a saúde no inverno?

A prática de atividade física vai reforçar sua imunidade e prevenir gripes e resfriados. O Pilates vai melhorar sua respiração, manter o seu corpo fortalecido, reduzir os níveis de estresse e aprimorar o seu condicionamento físico. Contudo, além de manter os exercícios físicos em dia, outras atitudes também são importantes para cuidar da saúde no inverno. Confira algumas dicas:

  • Mantenha uma alimentação saudável;
  • Invista em alimentos ricos em ômega 3, vitaminas e probióticos;
  • Aumente o consumo diário de água.

Quer uma forcinha para se manter ativo no inverno? Venha para a HT Pilates!

Junho Vermelho: a importância da doação de sangue

Todos os anos, com a chegada do inverno, os bancos de sangue do país registram uma queda acentuada de doadores e, consequentemente, os estoques de sangue também se tornam menores. Para incentivar a doação neste período de baixas temperaturas, existe a campanha “Junho Vermelho”, desenvolvida em todas as regiões do Brasil.

Se você vive em São Paulo, Capital, já deve ter notado que alguns dos principais monumentos da cidade foram iluminados com a cor vermelha, em referência à campanha que incentiva a doação de sangue. O Memorial da América Latina e a Assembleia Legislativa, por exemplo, são dois lugares que receberam a iluminação especial.

O objetivo do Junho Vermelho é conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e reforçar que este ato de amor salva vidas. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha em 2017, os bancos de sangue do país apresentam uma queda de aproximadamente 30% em seus estoques durante os meses de temperaturas mais amenas. Essa queda tem um impacto direto no abastecimento de sangue para hospitais.

A campanha, organizada pelo Movimento Eu Dou Sangue, fomenta a doação de sangue e acontece em hemocentros e hemonúcleos de todo o Brasil. Saiba como participar dessa corrente do bem!

Como participar da campanha Junho Vermelho?

Para participar da campanha Junho Vermelho e doar sangue neste inverno, basta verificar os requisitos para ser um doador e localizar o hemocentro mais próximo da sua casa. Veja quem pode doar sangue:

  • Pessoas entre 16 e 69 anos de idade podem doar sangue;
  • Os doadores precisam pesar mais de 50 quilos;
  • No dia da doação, é importante fazer uma refeição leve;
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Não ingerir bebidas alcoólicas;
  • Apresentar documento de identificação com foto.

Pontos de doação de sangue em São Paulo

Quem mora em São Paulo e deseja participar da campanha Junho Vermelho, doando sangue para pessoas que realmente precisam dessa contribuição, pode visitar um dos pontos de doação e passar pela entrevista de triagem. Anote alguns endereços disponíveis e participe do Junho Vermelho!

Hemocentro da Santa Casa de São Paulo – Rua Marques de Itu, 579 – Centro. Informações pelo telefone: (11) 2176-7258.

Banco de Sangue Paulista – Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 46 – 14º andar. Informações pelo telefone: (11) 3048-8969.

Fundação Pró-Sangue/Posto Dante Pazzanese – Av. Dante Pazzanese, 500. Informações pelo telefone: 4573-7800.

Está com dor nas costas e nas pernas? O Pilates é ótimo para ajustar a postura e melhorar a qualidade de vida!

Existem vários motivos para dores nas costas e nas pernas. Em muitos casos, elas estão associadas à irradiação no nervo ciático e, além de causarem grande desconforto na região lombar, podem atingir os pés e as coxas.

O Pilates, uma prática para fortalecimento muscular e reeducação da postura por completo, organiza uma série de exercícios para as pernas e para as costas.

Além dos casos que atingem o nervo ciático, muitas pessoas sentem dores causadas pela lombalgia, com a sensação de estar com a coluna “travada”. Outros tantos problemas de dor nas costas e nas pernas são relatados por pessoas que estão na terceira idade, trabalhadores que ficam sentados ou em pé por muito tempo, praticantes de algumas modalidades esportivas que exigem bastante desempenho, entre muitos outros casos.

Não tem como escapar: as costas e as pernas são responsáveis por sustentar o nosso corpo e mantê-lo em equilíbrio e, por isso mesmo, precisam de alongamento, fortalecimento muscular, além de uma postura correta e saudável.

O Pilates ajuda a aliviar a dor nas costas, nas pernas e melhora a qualidade de vida

O tratamento para dores nas costas e nas pernas com o Pilates começa com a reeducação postural. A postura incorreta, que sobrecarrega a região lombar e força demais as articulações das pernas, é a principal responsável pela causa de dor. A prática de alguns exercícios já traz alívio imediato.

No caso de lombalgias, os médicos aconselham o tratamento com Pilates para ajudar na reabilitação do paciente. Os exercícios feitos em equipamentos individuais, com bola e com o apoio de professores com formação na área, são ideais para fortalecer a musculatura, criar a consciência corporal, aumentar a concentração dos alunos e trazer uma série de benefícios, como:

  • Aumento do equilíbrio corporal e da estabilidade da coluna;
  • Realização de movimentos mais precisos;
  • O aluno passa a adotar uma postura correta;
  • O praticante apresenta mais vigor físico;
  • Criação e manutenção da consciência corporal;
  • Flexibilidade com músculos muito bem alongados;
  • Exercícios para fortalecimento muscular.

O resultado do Pilates é ótimo para o alívio das dores nas costas e nas pernas porque a atividade envolve todos os grupos musculares, aumentando o espaço entre as vértebras da coluna e adicionando mais resistência física aos praticantes. Músculos mais fortes sustentam melhor o peso do corpo!

Muitos alunos que iniciaram a prática em busca de qualidade de vida relatam que as dores diminuíram muito ou, até mesmo, sumiram com as aulas regulares de Pilates.

Converse com o seu médico e faça uma visita à HT Pilates.

Vai começar uma prática esportiva diferente? Fortaleça seu corpo com o Pilates e evite lesões!

Se você está pensando em começar uma nova modalidade esportiva que vá exigir mais do seu corpo, saiba que é altamente aconselhável que você busque primeiro o Pilates, como forma de fortalecer sua musculatura para evitar possíveis lesões.

O Pilates é especialmente recomendado para quem está pensando em iniciar modalidades esportivas de alto desempenho ou que sejam de alto impacto para as articulações. O método é eficiente para ajudar futuros corredores de maratonas e meia-maratonas, ciclistas, triatletas, nadadores de provas no mar aberto, entre outros esportes.

Entenda por que o Pilates previne lesões

O Pilates garante um preparo prévio adequado para o corpo antes de iniciar exercícios e esportes de impacto e intensidade. A modalidade é ideal para atletas profissionais e amadores.

O primeiro ponto que merece ser ressaltado é que o Pilates trabalha o fortalecimento global do corpo, atuando sobre músculos, articulações e tendões. Ao tonificar o corpo e aumentar sua flexibilidade, o método ajuda a prevenir lesões.

Além disso, o Pilates promove consciência corporal, fazendo com que os atletas conheçam exatamente os limites e as respostas de seus corpos em todas as situações. O método também corrige a postura, traz mais condicionamento físico e funciona como um preparo prévio do organismo para aguentar modalidades esportivas de grande intensidade e que exigem muito do atleta.

Como trabalha o controle da respiração, o método Pilates também ajuda o aluno a desenvolver mais resistência física, permitindo que ele progrida mais rapidamente em outros esportes.

No caso de atletas que estão em busca de alcançar um bom nível para competições, o Pilates é importante para o aprimoramento físico e de rendimento. O método permite que o atleta fique fisicamente e mentalmente preparado para encarar novos desafios, aumentando sua potência e minimizando suas vulnerabilidades, principalmente em relação a possíveis lesões. Venha para a HT Pilates e saiba mais!