Pilates na melhor idade

Durante os anos da Melhor Idade, é de extrema importância que nos atentemos a algumas capacidades funcionais que podem já não apresentar bom desempenho, como o equilíbrio, a força muscular e a postura. O Pilates é um ótimo aliado para agir positivamente sobre sua saúde e disposição.

As aulas na HT Pilates são focadas na melhoria da resistência muscular, equilíbrio e resposta motora. Os exercícios aplicados contam com movimentações suaves e controladas, não sobrecarregando partes sensíveis do corpo. A atividade acarreta maior flexibilidade, capacidade cardiovascular, equilíbrio e força. Além disso, colabora na qualidade da respiração. Outras vantagens incluem a diminuição de ocorrências de lesões e maior bem-estar e disposição no dia a dia.

São empregados aparelhos adequados, além de haver acompanhamento por professores altamente qualificados com foco individual nas necessidades de cada aluno. As aulas são elaboradas levando em consideração o real progresso do cliente, garantindo sua saúde.

Pilates para prevenção de problemas de saúde comuns em idosos!

Cada vez mais médicos e fisioterapeutas vêm indicando a prática do Pilates na terceira idade. O motivo é simples: o método reúne uma série de benefícios para os idosos que podem ser adquiridos facilmente. É natural que, com o passar dos anos, o organismo tenha suas capacidades funcionais comprometidas, como o enfraquecimento dos músculos, a piora do equilíbrio, a diminuição da resistência, entre outras. Com isso, a realização de atividades comuns no dia a dia, acabam por não serem mais tão fáceis.

Nesse contexto, surge o Pilates como um grande aliado. As sessões acontecem com base em exercícios que demandam apenas o peso corporal do próprio indivíduo, respeitando seus limites e incentivando o progresso gradual. São movimentos suaves e controlados, acompanhados de um trabalho respiratório específico, que ativa a musculatura responsável pela sustentação da coluna e do tronco, além da estabilidade.

Pilates supervisionado por quem entende

Para que as atividades sejam bem desenvolvidas e a qualidade de vida não se prejudique, é essencial que as aulas de Pilates sejam assistidas por profissionais devidamente capacitados. Somente esses instrutores podem supervisionar os movimentos e, com isso, colaborar com a boa decorrência de tratamentos médicos, fisioterápicos ou de dores articulares.

A meta é que o idoso trabalhe o organismo de forma holística, integrando corpo e mente, físico e psicológico. Sendo assim, diversas vantagens são obtidas. Alguns exemplos são:

  • Desenvolvimento de autoconsciência corporal;
  • Melhor mobilidade das articulações;
  • Fortalecimento da musculatura;
  • Otimização da respiração e da concentração;
  • Ganho de coordenação motora;
  • Melhora do equilíbrio.

O foco está, sobretudo, em gerar qualidade de vida ao idoso e proporcionar a ele um aumento de autoestima.

O método como prevenção de quedas

Relatadas entre os principais problemas da saúde pública relacionados aos idosos, as quedas são muito comuns nesta fase da vida. Estatísticas revelam que indivíduos com 65 anos ou mais caem, pelo menos, uma vez por ano. Dependendo da fragilidade e do estado de saúde dessa pessoa, o caso pode ser bastante grave.

A prática do Pilates aperfeiçoa estratégias de equilíbrio, fortalece membros inferiores, aumenta a flexibilidade, melhora a função cardiorrespiratória e pode chegar a eliminar o medo de cair. É a prevenção perfeita para diversas questões de saúde em idosos!

A HT Pilates oferece aulas para todas as faixas etárias. Agende uma visita!

Entre em Contato

Você está a um passo de desfrutar de uma relaxante e revigorante aula experimental. Preencha o formulário a seguir e receba um cupom promocional em seu e-mail. Venha repor as boas energias com a HT Pilates.

Ao se cadastrar você ganhará 3 AULAS DE PILATES* BÔNUS de R$50,00 para usar em sua matrícula na HT Pilates.

Informe seus dados corretamente e o cupom será enviado ao endereço eletrônico indicado. A promoção é válido apenas para novos clientes.