Pilates para prevenção de problemas de saúde comuns em idosos!

Cada vez mais médicos e fisioterapeutas vêm indicando a prática do Pilates na terceira idade. O motivo é simples: o método reúne uma série de benefícios para os idosos que podem ser adquiridos facilmente. É natural que, com o passar dos anos, o organismo tenha suas capacidades funcionais comprometidas, como o enfraquecimento dos músculos, a piora do equilíbrio, a diminuição da resistência, entre outras. Com isso, a realização de atividades comuns no dia a dia, acabam por não serem mais tão fáceis.

Nesse contexto, surge o Pilates como um grande aliado. As sessões acontecem com base em exercícios que demandam apenas o peso corporal do próprio indivíduo, respeitando seus limites e incentivando o progresso gradual. São movimentos suaves e controlados, acompanhados de um trabalho respiratório específico, que ativa a musculatura responsável pela sustentação da coluna e do tronco, além da estabilidade.

Pilates supervisionado por quem entende

Para que as atividades sejam bem desenvolvidas e a qualidade de vida não se prejudique, é essencial que as aulas de Pilates sejam assistidas por profissionais devidamente capacitados. Somente esses instrutores podem supervisionar os movimentos e, com isso, colaborar com a boa decorrência de tratamentos médicos, fisioterápicos ou de dores articulares.

A meta é que o idoso trabalhe o organismo de forma holística, integrando corpo e mente, físico e psicológico. Sendo assim, diversas vantagens são obtidas. Alguns exemplos são:

  • Desenvolvimento de autoconsciência corporal;
  • Melhor mobilidade das articulações;
  • Fortalecimento da musculatura;
  • Otimização da respiração e da concentração;
  • Ganho de coordenação motora;
  • Melhora do equilíbrio.

O foco está, sobretudo, em gerar qualidade de vida ao idoso e proporcionar a ele um aumento de autoestima.

O método como prevenção de quedas

Relatadas entre os principais problemas da saúde pública relacionados aos idosos, as quedas são muito comuns nesta fase da vida. Estatísticas revelam que indivíduos com 65 anos ou mais caem, pelo menos, uma vez por ano. Dependendo da fragilidade e do estado de saúde dessa pessoa, o caso pode ser bastante grave.

A prática do Pilates aperfeiçoa estratégias de equilíbrio, fortalece membros inferiores, aumenta a flexibilidade, melhora a função cardiorrespiratória e pode chegar a eliminar o medo de cair. É a prevenção perfeita para diversas questões de saúde em idosos!

A HT Pilates oferece aulas para todas as faixas etárias. Agende uma visita!

Dicas de 5 exercícios de Pilates para pré-parto e pós-parto

É natural que, ao longo da gestação, o corpo da mulher passe por uma série de transformações. Isso se deve a mudanças hormonais, que deixam o organismo feminino com mais elasticidade e maior mobilidade. A consequência é que as articulações ficam mais “frouxas”.

Há, ainda, outras questões, como as dores em regiões da coluna, dos joelhos, dos tornozelos e dos quadris, devido ao ganho de peso. Mas uma das principais alterações, que não faz nada bem à saúde, é aquela relacionada à postura. Por isso, é de extrema importância que a grávida tente se aproximar da forma física ideal, com uma alimentação balanceada e prática de exercícios.

O Pilates faz bem antes e depois da gravidez, já que ajuda a acabar com o estresse, auxilia no bem-estar psicológico e promove um maior autoconhecimento do corpo. São atividades que geram flexibilidade, melhoram a postura, evitam dores na coluna, aliviam inchaços e otimizam a circulação. Vale ressaltar que executar o método facilita o trabalho de parto, bem como a recuperação no pós-parto.

Confira ótimos exercícios para as futuras mamães!

Exercício 1

Coloque um aro entre as pernas e o segure com os joelhos. Aperte o equipamento, o forçando em movimentos de fora para dentro. A proposta do movimento é trabalhar a musculatura de todo o assoalho pélvico.

Exercício 2

Apoie uma das pernas para frente e abaixe a outra, mantendo a coluna alinhada. Esse é o chamado “agachamento unilateral”, que trabalha o fortalecimento dos membros inferiores e o alongamento. Repita o movimento alternando as pernas.

Exercício 3

Deite-se de barriga para cima e abra as pernas enquanto apoia os pés e os força com os calcanhares, em um movimento de empurrar o corpo para trás. O objetivo é fortalecer o vasto medial, músculo responsável por dar eixo e “dividir” o corpo.

Exercício 4

Fique na posição “de cachorrinho”, com as mãos e joelhos apoiados no chão, mantendo a coluna alinhada. Acompanhando a respiração, contraia o abdômen e os glúteos, elevando as costas em forma de arco. Solte o ar lentamente, até retornar à posição “neutra”. Isso fortalece a musculatura do abdômen e alivia as dores.

Exercício 5

Sente-se sobre uma bola de Pilates de maneira confortável, por cerca de 30 minutos. Você pode realizar essa atividade enquanto assiste TV, por exemplo. Respire fundo e trabalhe sua concentração. A ação fortalece os músculos das pernas e ajuda a “abrir” a pelve.

A HT Pilates te acompanha ao longo de toda a gravidez e no pós-parto. Nos faça uma visita!

 

Dicas de exercícios de Pilates para emagrecer para o verão!

Dicas de exercícios de Pilates para emagrecer para o verão!

O Pilates colabora, e muito, no processo de emagrecimento, além de trabalhar a musculatura de acordo com o objetivo e a necessidade de cada aluno. Sendo assim, não é difícil ganhar formas mais definidas e regiões mais tonificadas, como pernas, glúteos, peitoral e abdômen. Veja alguns movimentos que podem facilmente ser realizados para chegar à estação mais quente do ano com a saúde e a estética em dia!

 

Abdominal

Além do abdômen, este tipo de exercício fortalece a musculatura dos glúteos e das costas. Deite-se no chão e mantenha o corpo estendido, com as pernas elevadas. Você pode apoiá-las em uma bola, caso possua o equipamento. Com as mãos posicionadas ao lado das orelhas, levante o tronco até conseguir se sentar. Repita o movimento oito vezes.

 

Elevação de quadril

O exercício colabora com o fortalecimento das costas, glúteos, lombar e região posterior das coxas. Deite-se de costas, mas mantenha os joelhos flexionados e os pés apoiados no chão. Levante, lentamente, o quadril, a lombar, as vértebras e os ombros. Em seguida, eleve uma das pernas em direção ao teto e se mantenha estabilizado por alguns segundos. Repita o movimento oito vezes com cada perna.

 

Perdigueiro

Além de queimar calorias, com esta atividade, você vai trabalhar a musculatura paravertebral e do abdômen. Fique em posição “de cachorrinho”, com as mãos e joelhos apoiados no solo, e a coluna alinhada. Inspire e eleve a mão esquerda ao mesmo tempo em que estende a perna direita, de forma a deixar estes membros paralelos ao chão. Estabilize-se na posição por alguns segundos e, na sequência, repita o movimento com os membros opostos, isto é, mão direita e perna esquerda. Realize três séries de 12 repetições em cada lado.

 

Giro

Esta atividade vai tornear seus membros inferiores, já que fortalece os músculos da parte interna das coxas e da pelve. Deite-se na mesma posição da elevação de quadril e estenda uma perna para o alto. Em seguida, gire-a como se estivesse dominando uma bola. Busque não desestabilizar o quadril e contrair toda a musculatura pélvica e lombar. Com cada uma das pernas, repita o movimento oito vezes em sentido horário e outras oito em sentido anti-horário.

 

Prancha lateral

Deite-se de lado sobre o braço estendido. Contraia o abdômen e as costelas até deixar um pequeno espaço entre o quadril e o chão. Com a pelve e os glúteos contraídos, mantenha as pernas bem estendidas, uma em cima da outra. O cotovelo deve ser mantido como apoio, para estabilizar o ombro e não deixá-lo “afundar”. Repita a ação de oito a 12 vezes com cada um dos lados.

Para esses e mais exercícios, consulte a equipe da HT Pilates! Agende, agora mesmo, uma aula experimental!

 

Você gosta de Surf? Melhore o seu rendimento no esporte com o Pilates!

As aulas de Pilates são compostas por diversos exercícios que variam entre os níveis básico, intermediário e avançado, mas todos compartilham das mesmas metas: fortalecer e definir a musculatura. Com isso, os adeptos estão distribuídos em várias categorias, desde os iniciantes até esportistas de alto desempenho, em busca de aprimoramentos. É o caso dos surfistas.

Existem determinadas manobras que podem causar lesões nos praticantes do surf. Alguns exemplos são a remada e o “joelhinho”, que podem comprometer e ocasionar danos à coluna com o passar do tempo. Eis, então, que o Pilates surge como um aliado que contribui na chamada “parte da gravidade”, ou seja, a região que permite ao atleta acelerar e desacelerar corretamente. Estamos nos referindo à região que interliga o peitoral a pelves nos planos anterior, posterior e lateral.

O Surf em parceria com o Pilates

A prática do surf pode ser complementada com uma série de exercícios abdominais integrados com alongamento. Isso fortalece a musculatura e evita a ocorrência de problemas na coluna desde cedo. É possível aliar o método ao esporte logo nos primeiros anos em que se pratica, como, por exemplo, desde a infância ou a adolescência.

Quando se está no mar, o surfista deve enfrentar alguns obstáculos para que seja capaz de deslizar a prancha sobre as ondas. São movimentos que exigem equilíbrio, coordenação, força e muita prática. O Pilates, sem dúvida alguma, colabora com o processo de se adquirir todos esses atributos e disciplina.

Os exercícios propostos pelo método otimizam a respiração, a concentração e a mobilidade. Além disso, ocorre o fortalecimento do Power House, que são os músculos pélvicos, lombares e os glúteos, a fim de prevenir lesões e encurtamentos musculares.

Adaptando o método à realidade de cada atleta

É importantíssimo reconhecer que o Pilates deve se adequar à realidade e às limitações de cada atleta. Isto é, a individualidade do surfista será, obrigatoriamente, respeitada. Suas necessidades serão avaliadas por um instrutor capacitado e, somente então, a técnica passará a ser desenvolvida, mantendo o foco no alcance de seus objetivos. Os níveis de dificuldades também serão avançados progressivamente.

Se está em busca de aulas de qualidade para aperfeiçoar seu desempenho no surf, venha para a HT Pilates!

5 exercícios de Pilates para quem quer ficar sarado para o verão!

O Pilates é um dos principais aliados para aqueles que estão em busca de um corpo bonito e em forma para o verão. O método tonifica os músculos e as articulações, além de estimular o alinhamento correto da postura corporal. A partir do momento em que as atividades são desempenhadas com o devido acompanhamento de profissionais capacitados, em conjunto com boas técnicas de execução e respiração, os resultados não podem ser outros além de satisfação pessoal e um corpo em dia para a estação mais quente do ano!

Para melhores efeitos, as ações devem ser realizadas com o abdômen contraído, isto é, empurre o umbigo para trás e contraia as costelas. Confira alguns exercícios que podem deixar seus músculos definidos, com repetições de duas a três vezes por semana.

Elevação de quadril

Deite-se mantendo os joelhos flexionados e os pés apoiados no chão. Lentamente levante o cóccix, a lombar, as vértebras e os ombros. Na sequência, eleve uma das pernas. Repita o movimento oito vezes com cada perna. Isso vai fortalecer glúteos, abdômen, lombar e a área posterior da coxa.

Giro

Deitado na mesma posição da elevação de quadril, estique uma de suas pernas para cima. Em seguida, gire-a como se dominasse uma bola, sem desestabilizar o quadril. É importante contrair a musculatura lombar e a pélvica, com a perna sempre estendida, durante oito vezes. Isso fortalece a parte interna da perna e da coxa, além da pelve.

Perdigueiro

Se posicione com as mãos e os joelhos no chão, mantendo a coluna alinhada. Ao inspirar, levante a mão direita ao mesmo tempo em que estende a perna esquerda. Ambos os membros devem permanecer paralelos ao chão. Repita 10 vezes de cada lado, para fortalecer os músculos paravertebrais e o abdômen.

Tesoura

Deite-se e estenda as duas pernas para cima. Em seguida, levante o tronco, a cabeça e as mãos, de modo a ocasionar tensão no abdômen, mantendo as pernas sempre estendidas. Imite o movimento de uma tesoura vertical, sem se esquecer de manter um ciclo de respiração. O exercício proporciona o fortalecimento do abdômen, da lombar, dos glúteos e do posterior da coxa.

Lateral

Deitado de lado, sobre o braço estendido, contraia o abdômen e a costela até deixar um espaço pequeno entre o quadril e o solo. Retraia os glúteos e a pelve, mantendo as pernas estendidas, uma sobre a outra. Levante a perna de cima e, depois, a abaixe. Realize de oito a 12 elevações com cada perna. O objetivo é fortalecer a parte interna da coxa e o core.

Prepare seu corpo para o verão junto à HT Pilates! Agende já sua primeira aula!

Saiba como o Pilates ajuda a melhorar o equilíbrio corporal na terceira idade!

 

Que o método criado por Joseph Pilates acarreta em uma série de benefícios físicos e psicológicos, já não é nenhuma novidade. Não é à toa que, dia após dia, diversos novos praticantes surgem em todas as partes do mundo. Os níveis de aceitação e a quantidade de adeptos se devem ao fato de que os resultados positivos podem ser notados sem muito esforço. Tais atributos fazem com que alunos de todas as idades se interessem.

Idosos podem, e devem, praticar Pilates regularmente. Com exercícios especialmente elaborados para cada indivíduo, o problema de sobrecarga jamais precisará ser enfrentado. Os limites do aluno são devidamente respeitados, mantendo o foco no alcance de seus objetivos em específico. No caso de praticantes da terceira idade, as metas podem incluir a busca pela autonomia, além do aumento da consciência e do equilíbrio corporal.

 

Atividades especialmente voltadas ao equilíbrio dos idosos

 Com o passar dos anos, é comum que alguns idosos passem a ter medo de saírem de casa desacompanhados. O principal motivo é a insegurança que sentem ao precisarem se locomover por conta própria. Com isso, alguns malefícios são visíveis, como o isolamento social e, posteriormente, a depressão.

Durante as aulas de Pilates, os alunos são acompanhados por profissionais experientes, que lhes passam segurança e oferecem todo o suporte necessário para desenvolver as técnicas, com muita seriedade. Sendo assim, nos primeiros encontros, não é exigido demais do equilíbrio de pessoas da terceira idade, a fim de evitar mal-estar ou frustrações. Primeiramente, são desenvolvidos exercícios de nível básico. Os intermediários e avançados virão a seu tempo, atribuindo, pouco a pouco, uma ênfase maior ao equilíbrio.

 

Como alcançar o equilíbrio?

 O equilíbrio está diretamente ligado aos sistemas visual e vestibular, pois são os responsáveis por promover a estabilidade dinâmica do organismo, já que atuam na percepção do posicionamento da cabeça e do tronco. O método Pilates é composto por diversas atividades que exigem um pouco mais da musculatura, gerando mais firmeza e constância dos movimentos.

Instrutores devidamente capacitados e que podem colaborar com o alcance de seus objetivos, você encontra na HT Pilates! Entre em contato!

Conheça 5 exercícios de Pilates para fazer com o Magic Circle!

Os exercícios desempenhados em uma sessão de Pilates fazem bem para o corpo e a mente, não importa se são praticados apenas com o auxílio do próprio peso ou através do uso de aparelhos e acessórios. Dentre estes últimos, há que se destacar o Magic Circle.

 

Você conhece o Magic Circle?

Magic Circle é o nome dado a um dos aparelhos mais empregados em aulas de Pilates. Trata-se de um anel, normalmente fabricado com borracha ou metal, que tem cerca de 13 polegadas de diâmetro. Há, ainda, suportes laterais almofadados, chamados de “pacs”. O item pode, facilmente, ser encontrado em lojas especializadas em artigos esportivos e de fisioterapia.

Quando Joseph Pilates criou o método, esta ferramenta surgiu da ideia de se utilizar um anel de metal retirado de um barril. Com o decorrer do tempo, o artigo foi sendo aprimorado. Atualmente, é conhecido com diversas nomenclaturas, como Fitness Ring, Exercise Ring, Windsor Ring e Fitness Circle, mas o mais popular é mesmo Magic Circle.

Contando com uma estrutura flexível, o usuário pode trabalhar musculaturas adutoras e estabilizadoras, tanto em membros inferiores como em superiores. Confira alguns exercícios!

 

Roll Up

Deite-se de costas para o chão, com os ombros estirados e voltados para trás, acima da cabeça. Enrole a coluna lentamente. Em seguida, flexione o tronco e levante os braços, segurando o Magic Circle até o mais próximo dos pés. Excelente para alongamento.

 

Swimming

Deite-se de barriga para o chão e deixe os braços estendidos acima da cabeça, segurando o Magic Circle com mãos e pernas alinhadas. Eleve membros superiores e inferiores, em movimentos curtos e rápidos.

 

Teaser

Deite-se de costas para o chão, com os braços estendidos atrás da cabeça, segurando o Magic Circle com as mãos, enquanto mantém as pernas flexionadas com os pés apoiados no solo. Levante o tronco até se sentar, trazendo os braços para frente, com leve pressão. Isso vai ativar os músculos do peitoral.

 

Lateral de Adutores

Deite-se lateralmente, com um dos braços flexionados, a fim de apoiar a cabeça. O outro deve ser mantido no solo. Contraia o abdômen e estenda as pernas, com o Magic Circle posicionado em meio a elas, logo abaixo dos joelhos. Faça força para prensar o aparelho e, depois, relaxe. Dessa forma, serão ativados os músculos inferiores das coxas.

 

Shoulder Bridge

Deite-se de costas no chão, com as pernas flexionadas e pés apoiados no solo. Coloque o Magic Circle entre as coxas. Eleve o quadril lentamente e retorne à posição inicial, reposicionando vértebra por vértebra no chão.

Realize esses e outros exercícios junto à HT Pilates! Nosso time de profissionais está à sua espera.

Quer ficar com o corpo 100% para o verão? Faça Pilates para definição!

Uma das principais prioridades de quem realiza atividades físicas e preza pelo bem-estar e por uma vida saudável é melhorar a estética, principalmente a definição muscular. É, justamente, visando alcançar os benefícios de um corpo mais torneado que diversas pessoas se inscrevem nos mais variados tipos de modalidades esportivas, sobretudo, no verão.

É fato que ninguém quer chegar à época mais quente do ano sem um visual atraente. Mas nem todo mundo gosta de passar horas a fio em uma academia, puxando ferro e se desgastando. Por isso, para aqueles que não gostam de musculação, há outras alternativas.

É o caso do método Pilates. As aulas são todas compostas por atividades que ocasionam o ganho da definição muscular. São exercícios que trabalham o corpo como um todo, proporcionando uma série de vantagens.

 

Por que o Pilates ajuda a definir?

Alcançar um corpo “sarado” não precisa ser tão desgastante. A definição acontece a partir do momento em que os músculos ganham massa e o percentual de gordura diminui no organismo. Logo, é preciso primeiro emagrecer para que a musculatura definida apareça.

O método desenvolvido por Joseph Pilates propõe exercícios focados no fortalecimento do core através do Power House. São ações que fortificam glúteos, períneo e o abdômen. Com isso, o tônus muscular nessas áreas é garantido. Outros benefícios incluem o condicionamento físico, o equilíbrio, a concentração, a centralização e a precisão. Tudo isso, em conjunto, assegura ao aluno uma boa forma corporal.

 

Pilates: um grande aliado para o verão!

O foco principal do método Pilates, de fato, não está na obtenção de definição muscular, mas essa consequência é indiscutível. Os resultados podem demorar certo tempo até serem, realmente, observados, mas eles vêm. Vale ressaltar que um corpo torneado não acontece da noite para o dia, isso exige muita dedicação e disposição. Mas, lembre-se: quando você se empenha em manter hábitos saudáveis, toda sua vida é influenciada diretamente em busca do alcance desses objetivos.

Não perca mais tempo e obtenha um corpo bonito para o verão! Experimente o método junto à HT Pilates.

Melhore o seu rendimento no vôlei de praia com a prática de Pilates!

As vantagens alcançadas devido à prática do Pilates são cada vez mais conhecidas e comentadas. Não é difícil saber de alguém que procura pela modalidade, justamente por ter o desejo de obter boa saúde e melhor qualidade de vida. Com isso, acontece o que já era esperado: a popularização do método.

No entanto, dentre os inúmeros benefícios oferecidos pelo Pilates, há um que nem todo mundo conhece: o “suplemento” nos treinamentos esportivos. A prática vem sendo adotada por atletas de alto rendimento, público específico cujo principal objetivo é o de melhorar a performance em competições e, consequentemente, alcançar resultados superiores.

 

Pilates voltado a praticantes do vôlei de praia

O vôlei de praia é uma derivação do voleibol criada na década de 1920, nos Estados Unidos. Algum tempo depois, em 1996, já eram tantos adeptos que o esporte passou a ser considerado modalidade olímpica. Entre suas particularidades, estão as partidas que contam com duas equipes, sendo dois jogadores de cada lado.

O esporte exige uma preparação física adequada, já que não é praticado em uma quadra. Os atletas gastam muita energia e, devido a isso, precisam ter força, estabilidade e um bom condicionamento físico. Os saltos e aterrissagens demandam muito, tanto dos membros inferiores quanto dos superiores. Nesse contexto, surge um incrível aliado: o Pilates!

O método conta com exercícios pontuais, que fortalecem as articulações dos tornozelos, joelhos, mãos e ombros. Desta forma, possíveis lesões são potencialmente evitadas. Há, ainda, outras vantagens, como manutenção da força, recuperação mais rápida e desenvolvimento de equilíbrio e estabilidade.

 

Cuidando das lesões dos jogadores de vôlei

As lesões mais comuns entre os jogadores de vôlei acontecem na coluna, nos ombros, nas mãos, nos punhos, nos joelhos e nos tornozelos. Grande parte desses problemas é gerada devido a treinamentos mal executados. O Pilates é uma ótima saída para fortalecer a musculatura e, com isso, prevenir este tipo de problema.

A prática proporciona concentração, precisão, fluidez e centralização. Em poucas aulas, o atleta já passa a sentir a diferença em sua consciência corporal e começa a se posicionar melhor, com uma boa postura.

Quer aprimorar seu desempenho no vôlei de praia? Então procure pela HT Pilates e seja acompanhado por quem realmente entende do assunto!

Pilates para tratar lesões na coluna em pessoas da terceira idade

Pilates para tratar lesões na coluna em pessoas da terceira idade

Não envelhecer é impossível. De acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida dos brasileiros apenas aumenta ano após ano. Para se ter uma ideia, em 1940, essa expectativa de longevidade era de pouco mais do que 45 anos de idade. Já em 2015, saltou para os 75 anos, 5 meses e 26 dias. A estimativa é que, em 2050, 30% da população de nosso país tenham mais de 65 anos.

Pois é, o tempo passa para todos e, com os anos, vêm situações que exigem atenção redobrada. Dores na coluna, por exemplo, constituem um problema que atinge homens e mulheres mais velhos. As principais causas são o sedentarismo e a má postura praticados ao longo da vida. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 85% das pessoas sofrem ou ainda sofrerão com esse problema, sobretudo, na região lombar.

Mas chegar à “melhor idade” bem disposto e saudável é possível! Basta conhecer soluções eficientes.

 

Pilates para melhoria da qualidade de vida

Se existe uma prática que, comprovadamente, auxilia no aumento da longevidade, melhoria da saúde e diminuição das mais variadas formas de dor, é o Pilates. O método se baseia em exercícios físicos especialmente dedicados a determinadas áreas do corpo, o que possibilita o trabalho da flexibilidade e o aumento da força muscular.

Um recente estudo realizado no Canadá revelou que pacientes que padeciam de dores nas costas e na coluna e que desenvolveram treinos de Pilates por cerca de quatro horas e meia por semana, relataram menos desconfortos e incapacidade depois de um ano do início do programa. As atividades são pontuais e propiciam o fortalecimento da musculatura que sustenta a coluna vertebral. A consequência disso não poderia ser melhor: a diminuição dos riscos de lesões.

 

Um passo para a independência

Dentre os inúmeros benefícios físicos e psicológicos gerados pela prática do Pilates, há que se destacar o incentivo à autonomia. Bons profissionais focam os treinos em exercícios nos quais o idoso é capaz de realizar por conta própria. Pouco a pouco, o indivíduo vai ganhando maior mobilidade e flexibilidade, o que auxilia na saúde como um todo

Para acompanhamento especializado durante a terceira idade, entre em contato com a HT Pilates!